quinta-feira, 9 de julho de 2009

SEDE SANTOS

SEDE SANTOS

O termo santo em nosso meio perdeu o seu real sentido. Num país idolatra como o nosso, onde a Bíblia é mais um dos muitos guias espirituais, ser santo se tornou exclusividade de alguns que caíram na graça do povo, por algum "milagre " operado.


Mas pela Bíblia, percebemos que a palavra santo significa: separado, colocado à parte. Dentro desta realidade a Bíblia nos chama de santos em Jesus Cristo; ou seja, somos separados por Deus através de Jesus Cristo.


Antes de recebermos Jesus como Senhor e Salvador estávamos vivendo como o mundo (que jaz no maligno) vive; ou seja no pecado. Agora em Cristo, somos separados, santos. Deus nos separou deste mundo. Não fazemos parte deste mundo que vive no pecado. Sim, agora em Cristo, somos separados, santos. Deus nos separou deste mundo, que vive no pecado e em rebelião contra Deus. Em João 17:16 está escrito: " Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo." Jesus, em outras palavras estava dizendo: "Pai, eles foram, pelo Senhor, separados do pecado que esse mundo vive, eles estão neste mundo, mas não são como os deste mundo. Eles são seus, foram separados pelo Senhor e para o Senhor."


Ser santo pela Palavra de Deus é ser salvo da condenação do pecado, pois esse já não é o Senhor da nossa vida. É estarmos neste mundo sem sermos participantes de seus prazeres, orgias, e pecados que nos levam a condenação eterna.


Este primeiro aspecto do significado da palavra santo é instantâneo, acontece quando aceitamos a Jesus. Somos separados automaticamente por Deus.


Mas há um outro aspecto do significado da palavra santo. Significa que apesar de estarmos separados por Deus e para Deus, também precisamos a cada dia escolhermos não pecar. E isso é um processo, que requer o negar a si mesmo. Está escrito em I Pedro 1:16 ..." Sede santos, porque Eu sou santo." O Senhor não deseja simplesmente que sejamos separados por Ele, mas que vivamos uma vida que concorde com essa separação feita por Ele nas regiões celestiais.


Apesar de sermos nova criatura, a nossa escolha ainda permanece viva. Deus não nos impede de fazermos nossas próprias escolhas. E precisamos fazer a escolha correta. Isso é um processo de aprendizado, que precisamos passar por ele.


A nossa vida deve ser visivelmente diferente para aqueles que não têm Jesus Cristo como Senhor e Salvador. As pessoas precisam ver em nós a presença de Jesus. Devemos nos portar de tal maneira que em nós resplandeça a luz de Cristo. Não somos santos como Deus é santo, por isso precisamos começar a buscar esta santidade desejada por Deus no nosso dia-a-dia.


Várias coisas nos separam dessa santidade. Alcançar esta santidade desejada por Deus é um processo. Hoje você corta o cigarro, amanhã a bebida, depois os palavrões, os pensamentos imorais, a agressividade, a amargura, a cólera, o ódio, a falta de perdão, a falsidade.... e até conseguirmos, estamos neste processo de santidade.


Muitos afirmam que não podem ser santos como Deus é santo, o que está correto, mas isto não pode nos impedir de tentar. Para muitos isto é uma desculpa, para nem mesmo tentarem viver esta santidade desejada por Deus e que com certeza nos proporcionará uma vida muito mais agradável. Você pode alegrar o coração do Senhor. Não perca tempo, comece hoje mesmo a busca da santidade. Não desanime, prosssiga rumo ao alvo proposto por Ele.

0 comentários: