segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DEUS E NOSSAS ESCOLHAS

O bom piloto faz de tudo para levar os passageiros para casa. Vi um bom exemplo disso quando voava sobre o Missouri. A comissária de bordo nos disse para ficarmos sentados por causa de uma iminente turbulência. Era um vôo barulhento e o pessoal não obedeceu logo, de modo que ela voltou a nos avisar: “O vôo vai ficar turbulento. Para sua própria segurança, tomem seus lugares”.


A maioria obedeceu. Mas alguns não. Então ela mudou de tom: “Senhoras e senhores, para seu próprio bem, tomem seus lugares”. Pensei que todos estavam sentados. Mas, ao que parece, eu estava errado, pois a próxima voz que ouvimos foi a do piloto. “Este é o Capitão Brown. Há pessoas que se machucam indo ao sanitário em vez de ficarem em seus lugares. Vamos deixar bem claras as nossas responsabilidades. Meu trabalho é passar pela tempestade. A dos senhores é fazer o que eu mando. Agora sentem-se e apertem os cintos!”


Naquele instante abriu-se a porta do banheiro, um sujeito de rosto vermelho e sorriso amarelo saiu de lá e sentou-se na poltrona. Será que o piloto errou? O piloto foi insensível ou insensato? Não, pelo contrário. Ele preferiu ver o homem seguro e envergonhado a vê-lo ferido. Bons pilotos fazem de tudo para levar os passageiros para casa. É o que Deus faz. Deus faz de tudo para captar sua atenção. Não é essa a mensagem da Bíblia?


Apesar de todas as suas peculiaridades e singularidades, a Bíblia possui uma história simples. Deus fez o homem. O homem rejeitou a Deus. Deus não vai desistir até reconquistá-lo. Deus é tão criativo quanto incansável. É assim que João viu Jesus. O Evangelho de João possui dois temas: a voz de Deus e a escolha do homem. Jesus proclamando, até oferecendo, mas nunca forçando: Junto do paralítico: “Queres ficar curado?” (Jo.5:6); Olho no olho com o cego, agora curado: “Crê tu no filho de Deus?” (Jo.9:35). Deus vai sussurrar. Ele vai gritar. Ele vai tocar e puxar. Ele vai tomar nossas cargas; vai, até, tomar nossas bênçãos. Se houver mil degraus entre ele e nós, ele vai tirar todos, exceto um. Vai deixar o último para nós. A escolha é nossa.


Por favor, entenda. O alvo dele não é deixar você feliz. O alvo dele é fazer com que você seja dele. O alvo dele não é fazer você conseguir o que quer; é levá-lo para onde deve ir. E se isso significa um ou dois trancos para colocá-lo no lugar, que venham os trancos. Os desconfortos terrenos são uma bagatela se o troco é a paz celestial. Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo.16:33).


Como Jesus conseguia falar com tanta autoridade? Que lhe dava o direito de assumir o comando? Simples. Jesus, assim como o piloto, sabe de coisas que não sabemos e consegue ver o que não conseguimos.


Que sabia o piloto. Sabia pilotar um avião.


Que via o piloto? Nuvens tempestuosas à frente.


Que sabe Deus? Ele sabe pilotar a história.


Que vê Deus? Acho que você entendeu a mensagem.


Como precisamos aprender a confiar nele, pois acabamos nos esquecendo que Ele é o piloto e nós, seus passageiros. Nos esquecemos que Jesus veio para nos salvar e não para nos condenar.


Quando Ele lavou os pés dos discípulos, estava lavando os nossos; Quando acalmou a tempestade deles, estava acalmando as nossas; Quando perdoou Pedro, estava perdoando todos os arrependidos.

( Do livro: Ouvindo Deus na Tormenta - Max Lucado

0 comentários: