terça-feira, 8 de setembro de 2009

TRÊS TIPOS DE CRISTÃOS

Convivendo com a igreja de Jesus Cristo, pude perceber que há três tipos de pessoas nas igrejas.

1º TIPO - AQUELES QUE NÃO MUDAM.

O primeiro tipo é aquele que não dá a mínima importância à Palavra de Deus; nunca reage e parece nunca entender o que lhe é ensinado. Sua reação com o que ouve é sempre passiva. Não demonstra mudança alguma. Esse tipo de pessoa fica na igreja, não vai embora para outro lugar, mas permanece indiferente. Penso que tais crentes têm uma doença chamada "passividade". Suas vidas podem ser confrontadas a cada domingo com a Palavra de Deus. Podem ouvir claramente que determinada coisa que fazem está errada, porém, não mudam. Tenho compaixão dessas pessoas, mas ninguém pode ajudá-las, pois continuamente recebem ajuda através dos ensinamentos, mas não têm a iniciativa de dar um passo sequer ( que somente elas podem dar) para fora de sua vida de "mornidão espiritual", para então viverem na vitória conquistada por Jesus, por sua morte e ressurreição. "Aprendem sempre, e jamais chegam ao conhecimento da verdade" 2 Tm.3:7.

2º TIPO - AQUELES QUE PENSAM QUE MUDAM.

Há outro tipo de pessoa que é mais comum na igreja e que se parece muito com o praticante da Palavra de Deus, pois sabe apreciar a verdade que ouve. Esta pessoa se emociona quando ouve o ensinamento da Palavra. Se lhe damos uma oportunidade, lá está ela, falando da Palavra, a qual sempre aprecia. Esta pessoa é também uma defensora da Palavra de Deus, e

se alguém fala contra a Palavra, ela é capaz de perder a calma e discutir. De vez em quando, esta pessoa diz ter recebido mais uma revelação de uma verdade. Ao que parece, para ela, o propósito de Deus é revelar a Palavra e pronto. Em seguida, é só aguardar a próxima revelação, e assim sucessivamente. Quando tal pessoa recebe algum ensinamento, fica muito entusiasmada, mas como criança que recebe um brinquedo novo e abandona o velho, ela prossegue de revelação em revelação, sempre abandonando a revelação anterior em favor da última que acabou de receber.

3º tipo - AQUELES QUE MUDAM.

É preciso entender, no entanto, que a verdade, uma vez revelada pelo Espírito Santo, tem de ser obedecida. Uma pequena minoria se encontra entre as pessoas que assim agem. E também nesta minoria há um problema. Nessa categoria de salvos, há aqueles que praticam verdades "convenientes". Sim, praticam apenas as verdades que mais lhes interessam, que dizem respeito ao seu sucesso, como por exemplo, a prosperidade. Tais pessoas cometem um grande engano, pois a Palavra de Deus é como uma corrente, onde cada aspecto da Verdade é um elo e, assim sendo, as verdades acham-se interligadas entre si, e são interdependentes. E você pode imaginar o quanto estas pessoas perdem, isolando elos da corrente que são Verdades que perdem sua força ? Na verdade, este tipo de pessoa pertence não ao grupo de praticantes da Palavra, mas a um tipo intermediário a que poderíamos chamar de pretensos praticantes da Palavra de Deus.

Em Tiago 1:22, lemos: "Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganado-vos a vós mesmos." Só há uma forma de não sermos enganados pela nossa tendência religiosa de meros frequentadores de igreja: praticar a Palavra de Deus. A verdade que Deus diz em sua Palavra cria, por si mesma, a condição de vivermos, a partir de então, conforme o que ela diz. Deus não fala a Sua Palavra com o objetivo de nos emocionar por algum tempo e depois nos emocionar com outra verdade. Aquilo que Ele diz sobre qualquer aspecto de nossa vida, com o objetivo de nos levar ao sucesso, é a verdade PARA SEMPRE FIRMADA NOS CÉUS (Sl. 119:89).

Não sei dizer a qual categoria de cristão você pertence, mas gostaria de fazer a você um desafio: Comece hoje a orar perguntando a Deus, em qual categoria você se enquadra. Lembre-se: O Espírito Santo nunca irá gerar sede de justiça, santidade, vida consagrada... em um coração em que não possa agir. Deus respeita a sua livre escolha, por isso torna-se necessário que você deseje praticar a Palavra em vez de ser mero ouvinte ou apreciador da mesma. Pratique a Palavra de Deus, pois ela funciona.

Pr. Eurípedes Soares.

0 comentários: