quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O NOSSOS INIMIGOS


NOSSOS INIMIGOS

Neste mundo nós temos inimigos em comum. A Bíblia nos fala de três inimigos, que de dia e de noite estão agindo para nos destruir. Esses inimigos são: a carne, o mundo e o Diabo. O primeiro é nosso inimigo interior, o segundo exterior e o terceiro espiritual.

A Palavra de Deus nunca nos isentou de lutas. Pelo contrário, ela nos informa acerca da batalha na qual estamos envolvidos ( consciente ou inconscientemente ).

Cada um desses inimigos tem suas armas de ataque. Assim também nós temos armas para contra-atacar. Vejamos:

A carne. Quando na Bíblia se fala sobre carne, se fala sobre a nossa

natureza caída, pecaminosa, herdada de Adão. Essa natureza pecaminosa nos impede de obedecer a Deus, e nos faz ser desobedientes à Sua vontade. A esse estado de rebeldia ou desobediência, a Bíblia chama de Carne. Esse inimigo tem sua força na nossa tendência em desejarmos fazer a nossa própria vontade, deixando a vontade de Deus de lado.

O mundo. O mundo que nos cerca é formado por pessoas que não se importam com a vontade de Deus, e por isso não a cumprem. A Bíblia nos ensina que o mundo é todo um sistema satânico organizado pelo próprio Satanás para poder satisfazer os desejos pessoais e egoístas dos homens. Este sistema organizado diabólicamente seduz o homem, e apresenta o pecado como uma coisa normal e que deve ser praticada para se “aproveitar a vida”. O triste é ver que está dando certo, pois o homem já aceita como correto coisas que antes eram condenadas, como: adultério, traição, alcoolismo, uso de drogas, parceiro (a) de aluguel, justiça com as próprias mãos... Hoje o correto está dando lugar ao errado, o mundo está alterando valores que Deus estabeleceu, por não conhecê-Lo.

O Diabo. O Diabo é o inimigo temido. Alguns nem mesmo gostam de dizer este nome, por achar que atrai coisas ruins. A verdade, porém, é que ele quer te destruir, e está trabalhando 24 horas por dia para isso, você falando ou não falando dele. Satanás era um anjo chamado Lúcifer. Certa vez, desejou ser maior que Deus, por isso Deus o condenou e o expulsou do Céu. Satanás não conseguiu vencer a Deus, e nunca poderá, por isso ele está lutando para destruir os homens. Ele sabe que não pode atingir Deus, e que atingindo os homens ( criação de Deus ) estará atingindo indiretamente a Deus. Satanás é nosso inimigo, nele não há misericórdia, nem amor, só há ódio e desejo de vingança contra Deus e os homens. A Bíblia o chama de inimigo de nossa alma.

Mas Deus, conhecedor de nossos inimigos, nos preparou armas para vencê-los. Vejamos: Contra a carne devemos usar a arma chamada FUGA. Fugir é a arma de Deus para nosso inimigo interno. Em 2 Timóteo 2:22 está escrito: “Foge dos desejos da sua mocidade...” O apóstolo Paulo estava dizendo a Timóteo que não resistisse ao seu desejo CARNAL, mas que fugisse da possibilidade de realizá-lo. É no período da mocidade que se quer conhecer o mundo sem se importar com as conseqüências futuras, período em que o EU está com força total. Fácil é ver adultos pecando por agir como quando eram jovens. A arma contra a carne é não brincar com ela, mas fugir. Como diz a Escritura: FOGE da aparência do mal.

Contra o mundo, a arma é a mudança de mente. Está escrito: “E não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos pela renovação da vosso entendimento...” Renovar o entendimento é entender as coisas sob o prisma da Palavra de Deus. É conhecer a Palavra, para poder perceber que muitas coisas que o mundo nos oferece constituem pecado e rebeldia contra Deus. É pela Palavra que vamos mudar a maneira de ver e valorizar o mundo que nos cerca, percebendo que este mundo está envolvido pelo mal. A arma é: não aceite o mundo do jeito que Ele é, mas mude seus valores de acordo com os valores que a Palavra de Deus nos dá.

Contra o Diabo a arma é Resistir. Está escrito: “ Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós...” Jesus nos deu autoridade em seu nome para resistirmos ao Diabo. Precisamos colocar em prática essa autoridade. Toda vez que você perceber que ele está agindo, diga: Satanás, eu não te aceito, em nome de Jesus, vai embora.

A vitória é possível, mas devemos usar nossas armas corretamente. Muitos não as usam por achar esquisito falar com o Diabo para ir embora, se não o está vendo. Muitos resistem a carne e fogem do Diabo. Cada inimigo deve ser combatido com a arma adequada. A vitória é possível, só depende de você.


0 comentários: